|| Meu Feedback da LBTF HL3 e Comentários Para as Demais ||
.: ORGANIZAÇÃO :.
Capitão, quando vocês assumiram a Staff, vocês me chamaram no TS porque queriam que eu ajudasse em algumas tarefas. Recusei o convite por motivo de projetos pessoais. Enfim, salvo engano, haviam 5 (cinco) players no TS naquele dia. Perz, você (Capitão), Souza, Gustavo e Nostromo. Comigo 6 (seis). Supondo que vocês cinco que assumiram a Staff tivessem se dedicado inteiramente ao campeonato, teriam confusão do mesmo jeito, porque Perz e Gustavo eram da hth e o restante eram da im. Mano, qualquer decisão que vocês tomassem iriam criticar, inclusive eu critiquei algumas decisões e, o Perz juntamente com você, revisaram. Ao meu ver, a Staff tem que ter um número suficiente de players para cuidar - com excelência - de todas as tarefas existentes no campeonato. Regras, punições, roster, pontuação, agendamento de partidas, atendimento, fórum, lives, suporte aos novos times, etc. Capitão, um dos maiores erros que observei, foi o desespero para começar - o quanto antes - essa LBTF HL3. Lembro que eu fui falar com você, um ou dois dias após essa reunião no TS e você já tinha a data de início, que era algo aproximado a 15 (quinze) dias após essa reunião. Nesse momento eu já tinha dúvidas se essa LBTF seria "diferente" das demais. Vou voltar a citar o OpenHL porque foi o único projeto abrangente que tomei frente no TF2. Nós começamos a organizá-lo na primeira semana de FEVEREIRO e o divulgamos na última semana de MAIO. E o projeto foi iniciado de fato na primeira semana de JULHO, ou seja, cinco meses após a nossa decisão de desenvolver o projeto. E era algo que já havia uma base. Você estava lá comigo e sabe o trabalho que deu para nós dois, mas saiu. Certo? De qualquer modo, essa LBTF teve algumas falhas sim, mas ela também saiu. Minha dica quanto ao tópico "ORGANIZAÇÃO" é que a Staff deve ser formada por representantes de vários times e não de um ou dois times. Pessoas comprometidas, racionais e empáticas. Só uma dica, claro.
.: NOVOS PLAYERS/TIMES :.
A comunidade de HL hoje é muito fechada, é difícil algum player que não joga competitivo encontrar uma "porta" e começar a jogar. Se não tiver alguém que saiba a realidade do competitivo no Brasil para "trazer" esse player que quer jogar, ele não consegue se "inserir" no cenário brasileiro competitivo. Esse é o problema. Eu ainda não sei uma solução para esse problema. O OpenHL resolve parcialmente, mas não de forma íntegra. De qualquer modo, a comunidade tem que estar preparada, pois o matchmaking está chegando, inicialmente e aparentemente para 6s, mas, ao meu ver, posteriormente chegará para HL também. Novos players - bons e ruins - chegarão em breve. O competitivo brasileiro vai se expandir. E vocês, Staffs da Federação Brasileira de TF2 devem estar preparados para lidar com isso. Aceitando ou não, há uma galera que administra a Federação. Ou não? A FBTF é pequena, mas é uma FEDERAÇÃO e em breve, vai ter que se expandir. Pessoas preparadas para isso deverão administrá-la. Acho que é isso quanto a esse tópico.
.: FORMATO :.
Em uma conversa esses dias no TS da aLp uma sugestão "cuspida" foi interessante, ela precisa ser revisada, mas poderia atender de forma "mais coerente". Como há poucos times no Highlander, ao invés de fazer duas divisões no início do campeonato baseando-se na experiência dos players de cada time e prosseguir com o campeonato dessa forma, poderiam colocar uma estrutura única onde todos jogassem contra todos. Somente antes das playoffs que seriam feitas as divisões. Algo do tipo de Série Ouro e Série Prata. Exemplo, supondo que houvesse 8 (oito) equipes de HL. Teriam 7 (sete) jogos durante o campeonato. Os times que ficassem entre o 1º e o 4º lugar jogariam a Série Ouro. E os times que ficassem entre o 5º e o 8º lugar ficariam na Série Prata, algo semelhante a isso ->
http://i.imgur.com/Y2p65vf.png. A Staff tem que avaliar se isso é coerente, é só uma sugestão.
.: FÓRUM :.
Bom, esse tópico é tenso pra mim. Eu, particularmente, acho esse fórum confuso. Mas quando ele foi desenvolvido? Sei que ele é estruturado, mas não há praticidade alguma para saber o que é conteúdo de 6s, o que é HL, como eu posto algo, como eu excluo, como eu encontro, pesquiso, etc. E, se há algo referente a isso, também está escondido. HAHAHA! Sou desenvolvedor web e sei que nesse meio de TF2 o que não falta é player "elite" no TI. Talvez fosse o caso de criarmos um projeto para desenvolvermos uma plataforma para os campeonatos. Um site/sistema semelhante ao da UGC. Levaria alguns meses, mas dependendo da quantidade de pessoas e tempo dedicado, seria algo bacana e duradouro. Poderíamos até e talvez, conseguir algum tipo de incentivo da Valve. Não queria citar isso, porque eu estou dando a ideia, mas se dependesse só de mim, esse projeto não começaria tão cedo, por causa de trabalho. "/ Mas, fica a ideia e, no momento, o fórum atende bem.
.: LIVES :.
Sei que a Staff tinha ideia de fazer lives das partidas de HL nesse campeonato. Foi complicado. Algumas ocorreram e outras não. Para que isso fosse feito com sucesso, seriam necessários alguns "câmeras" de qualidade. Players que possuem PCs e banda larga de ponta para aumentar a qualidade e, consequentemente, a quantidade de espectadores. Pelo menos para o HL. Eu conheço alguns que, TALVEZ, poderiam ajudar. Kaponei como narrador. Dezoncio como câmera. Capitão e N. como comentarista. E tem que ter ao menos uma mulher comentando também. Assim será possível abranger de forma "mais confortável" os dois públicos, masculino e feminino. Os dias de jogos teriam que ser definidos junto à Staff para poder ter a live também, claro. Quando às lives, meus comentários e sugestões, são esses.
.: DATAS E HORÁRIOS :.
Acho que seria ideal os jogos de HL ocorrerem às 20h das sextas ou às 20h dos sábados. E um desses dois dias ser o "dia padrão" para não gerar conflito entre os times. E claro, também não conflitaria com o 6s, que ocorre aos domingos. Jogos no meio de semana conflitam com muitas pessoas que gostariam de jogar competitivo e não podem. Apenas sugestões.
.: REGRAS :.
Pessoal, esse tópico é um dos mais importantes. As regras do campeonato precisam ser revisadas. Há um pessoal que conheço que tem total capacidade para redigir as regras das demais LBTF HLs. Kaponei, Groove, Capitão, Raphata, Nassif, C. (eu), Sonikro, Nostromo, SillyHand, Jota e muitos outros. Não conversei com nenhum desses sobre o assunto, mas sei que possuem capacidade para escrever as regras da LBTF com coerência. Sei que há algumas intrigas entre alguns desses nomes, mas poderíamos deixar de lado só para desenvolvermos regras que abrangem todas equipes de forma justa. É uma dica pra Staff analisar. MAS, pelo amor de Deus, ou faz com todos ou só com quem é da Staff mesmo. Não convidem uma parte desses nomes que citei e outra parte deixem de lado. Não façam isso, pois dessa forma o pessoal só enxergará o próprio time e alguns fazem isso sem nem perceber. Minha opinião, claro.
.: DEMOS :.
Questionei isso há um tempo. Minha opinião, é que players com VAC Ban devem postar TODAS as demos de suas partidas. Solicitadas ou não, deveriam fazer isso. Erraram em algo para tomar VAC Ban, devem arcar com as consequências para ainda ter os privilégios, nesse caso, participar da LBTF. Quanto ao fato de "solicitar demos", a minha opinião é que isso é uma acusação e não é justo você acusar alguém de algo e nem ao menos relatar essa acusação de modo formal. Deve ser feito uma apresentação e uma acusação formal com detalhes e motivos da acusação, para que o acusado comprove que é uma acusação incorreta ou para que ele seja punido adequadamente.
.: MAPAS :.
Nessa LBTF, creio eu que metade dos mapas foi o Perz que decidiu. A minha opinião quanto a isso é que deve ser aberta uma pesquisa para que a Staff receba sugestões de mapas. Após isso, a Staff deve fazer uma seleção dentre os mapas sugeridos. E, por fim, colocar essa seleção de mapas em votação e a comunidade, ou cada representante de time votaria no mapa que desejaria jogar.
.: CFGs e WHITELIST :.
Se preocupam de forma desnecessária com isso. A UGC está presente e é muito estruturada, porque não usar a mesma whitelist e CFG deles? Não seria mais fácil e prático? Desenvolver CFGs e Whitelist da LBTF é um retrabalho desnecessário, ao meu ver.
.: SERVIDORES :.
Outro tópico totalmente relevante. Hoje meu time tem um server próprio, mas sei que há times que não possuem players com condições financeiras ou etárias para ter os próprios servers. A Staff deveria entrar em contato com "empresas gamers" e solicitar a elas patrocínio de servidores, pelo menos uns 5 (cinco) brasileiros, 1 (um) chileno e (um) argentino. Isso daria uma baita estrutura e moral para o campeonato. Não custa nada abrir um formulário de contato de um site de uma "empresa gamer" e solicitar isso. No pior dos casos não vão responder, então o que vocês têm a perder?
.: MEU COMENTÁRIO :.
Fiquei feliz com o resultado final dessa LBTF HL3. Mesmo. Um "tá valendo" para o Perz que deu uns vacilos, mas de qualquer modo chamou a responsa e começou o que estava parado. E um "parabéns" ao Capitão e ao Nostromo que resolveram praticamente tudo. Vocês assumiram e resolveram. Reconheço isso e fico feliz por vocês. Estão de parabéns mesmo. Não sei quem são os integrantes da Staff da próxima LBTF e também nem sei se ela vai rolar, eu gostaria de ajudar de forma mais ativa, mas infelizmente, no momento, só posso comentar do "outside" mesmo

Um pedido à futura Staff. PLANEJEM antes de executar, por favor. É isso! Se eu esqueci de algo eu posto aqui depois. Valeu a todos, um ótimo natal pra geral aí. Não dirija e beba. Tudo de bom em 2016 aí mulekada. Tudo nosso.