Todos os Horários estão como UTC - 3 horas

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 25 Mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico: Tutorial FragMovie [Fraps + Sony Vegas Movie]
MensagemEnviado: Sex, 11-12-09 17:00 
Wanker!

Data de registro:
Ter, 29-07-08 10:25
Salve Salve.

Minha ideia neste tutorial é ensinar alguns passos que usei para criar um frag movie, explicando o que deu certo e o que deu errado. Assim fica mais fácil de concentrar o o que descobrir, e indicar um caminhopara os demais.

A combinação que eu usei para fazer meu vídeo, além de obiviamente o TF2, foi: Fraps + Sony Vegas Movie. Só. Segue o link (pois eu referêncio o mesmo em alguns momentos pelo tutorial):

Me falaram muito bem do PLDX, mas quando li a respeito e vi que teria que mexer na config principal, mesmo que fosse temporariamente, preferia não me arriscar. Inclusive o nunes, amigo meu, teve problemas de perder a config recentemente (não sei se por eero dele, acho que não).

Outra opção para capturar os vídeos, ao invés do Fraps seria usar o Startmovie + Xvid. Eu até tentei, mas o codec dava pau e sempre crachava o TF. Já que iria capturar sem compressão, preferi ir de Fraps mesmo. É muito simples de se usar e na versão gratuita grava até 30 segundos de vídeo.

Vale destacar que trabalhar com vídeos comprimidos (o melhor seria "compressados", mas vou usar "comprimidos" mesmo ;)) no Sony Vegas tende a dar problemas.

Problemas? Sim. Meu primeiro teste, após capturar os vídeos com Fraps foi usar o VirtualDub para comprimir. Era impressionante ver demos de 30 s e mais de 500 MB caírem para 3 megas (Xvid). Acontece que depois, quando montei as cenas no Sony e salvei o vídeo, mesmo em vários testes com e sem codecs, a tela ficava preta apenas com som.

No final, ignorei a etapa do virtualdub, deixando a compressão apenas par ao final. Porém, destaco que o mesmo exige muito espaço em disco. 30 s capturados no Fraps gerava um vídeo AVI de 500 MB (1280 x 720).

Não pretendo destrinchar cada programa que eu usei. Mesmo porque existe vasta documentação e tutoriais sobre os mesmo disponíveis. O que quero eh orientar os passos, juntado o que fazer em cada caso.

Acho que posso resumir o processo em 4 passos:

1- Gravar a demo.
2- Assistir a demo e capturar as cenas desejadas.
3- Montar os AVI´s no Sony Vegas e salvar o vídeo.
4- “Uppar” no Youtube.

Vamos lá:

1- Gravar a demo.

Os comandinhos básicos pra se gravar a demo são:
Código:
record NOMEDADEMO (inicia a gravação da demo)
stop (para a gravação)

Além disso, existe um plugin para o TF2 que inicia automaticamente uma gravação sempre que inicia um jogo no modo mp_tournament (depois do ready em mix e em camps, não serve para pub). Tenha mais informações sobre o o mesmo clicando aqui: http://www.teamfortress.com.br/forum/viewtopic.php?f=2&t=6239&hilit=plugin.

2- Assistir a demo e capturar as cenas desejadas.

Antes de capturar, ajeite as configurações de vídeo. Aconselho a desabilitar o Full Screen (ou seja, rode no modo janela), pois fica mais fácil para alternar para o Fraps e verificar a captura, e subir ao máximo a qualidade do vídeo. Teoricamente, mesmo que dê umas travadinhas durante o play da demo, o Fraps irá capturar um vídeo liso. Teste e confira!!!
Detalhe: 1280 x 720 é uma ótima resolução para usar no plays dos vídeos. Isto porque é de Aspect Ratio 16:9 e tem uma boa qualidade pra se trabalhar depois.

As demos gravadas ficam na mesma pasta do TF (\JogosSteam\Steam\steamapps\trunksd2\team fortress 2\tf). Para assistir, inicie o TF e use as tecla Shift+F2 ou digite demoui no console.

Imagem

A parte mais chata de assistir as demos é a linha do tempo. Não dá pra já começar uma demo e pular pro final se ela for grande. Geralmente o TF crasha. Para adiantar, pode-se aumentar a % da velocidade da demo, ou ir pulando os Ticks com intervalos inferiores a 20000( é só colocar no campo em frente ao GOTO e clicar no próprio depois). Dessa maneira, é mais difícil ter problemas de crash.

Dicas:

- Não quis crackear o Fraps e versão gratuita só grava por 30 seg. Logo, a cena de scout que eu capturei demorava um pouco mais e para contornar a situação, eu acelerei a velocidade da demo ligeiramente, para 135 %. É quase que imperceptivel!

- Ao escolher uma jogada legal que deseje capturar, pare o vídeo alguns segundos antes. Eu disse alguns segundos antes, pois você tem de se lembrar de fechar a janela do demoui. Caso contrário, ela irá aparece no vídeo capturado.

- Use o Shift + F2 para fechar a janela.

Assim que quiser começar a captura, aperte o botão definido no Fraps.

Imagem

Não me lembro com certeza o botão default para iniciar a gavação, creio que seja o F11 ou F12. Por conveniência eu editei para o “+”.

Utilizar a captura em 30 fps é o suficiente para um bom vídeo. E a pasta de captura padrão é a de instalação do fraps, por default: “c:\Fraps”

Quando eu capturei os videos, capturei junto o áudio e acabei descartando-os ao puxa-los ao Vegas. Você poderá economizar megas não capturando áudio se quiser. Basta desmarcar a box “Record Sound”.

Também será possível salvar espaço utilizando 25 FPS na captura do Fraps, no próprio TF utilizar-se de uma resolução menor a que eu recomendei e/ou marcar a opção Half-size (metade do tamanho). Considere estas opções caso não disponha de muito espaço em disco, caso contrário, deixe como eu recomendei. Seu resultado final tende sempre a ser melhor, se a qualidade do vídeo fonte for melhor. Fato!

A mesma tecla de atalho que inicia a gravação também serve para pará-la. Note que ao começar a gravar o vídeo, o indicativo de FPS do Fraps muda da cor amarela para vermelha e caso sua versão seja de demonstração, como a minha, a gravação durará no máximo 30 s.

Eu estou imaginando que o Fraps seja um programa já conhecido por você, caro leitor (to me achando o escritor, não?), e além disso, ele é um programa incrivelmente simples e fácil de usar. Ainda assim, vale por o link de download: http://www.fraps.com/download.php e um de algum tutorial básico dele: http://forum.arenaig.ig.com.br/vbulletin/showthread.php?t=27525

3- Montar os AVI´s no Sony Vegas e salvar o vídeo.

Trata-se de um programa com muitos recurso e uma certa facilidade para se usar. Para utiliza-lo eu usei os seguintes tutoriais:

Estas duas vídeo-aulas foram o suficiente para eu fazer meu vídeo (achei até meio toscas, blz, mas serviu). E como eu não pretendo recriar a roda, vou basear minhas dicas sobre o Vegas em cima deste material.

Ressalvo que meu Vegas estava um pouco diferente do que o apresentando no tutorial, inclusive, eu não tinha o recurso da linha do tempo, a qual foi descrita no vídeo 2, mas consegui contornar de maneira simples (que já explico). Mas apesar das diferenças, é o que dizem: “a ordem dos tratores não modificam o viaduto”.

Baseado nas vídeo aulas você já sabe adicionar os vídeos capturados pelo Fraps. Você também é capaz de adicionar SOMENTE os vídeos se quiser. E outra cosia que você já deve saber, é adicionar música.

Caso você queira cortar partes de alguma demo que esteja sobrando, também já sabe que basta posicionar o cursor do tempo sobre o ponto do vídeo que deseja cortar, apertar “S” para dividi-los e deletar a parte indesejada.

E você também sabe (ta repetitivo né?), que ao sobre-posicionar os vídeos você pode escolher um efeito de transição, que irá dar um “requinte” entre as trocas de cena, certo?

O que eu posso acrescentar a você então, é como eu fiz efeito de adiantar algumas partes do vídeo e dar delays em outras, mesmo sem o recurso de tempo dentro do vídeo que é mecinada no vídeo 2. Para ficar mais claro, tem uma saída de demoman no meu vídeo que eu mato o medic no badlands(valeu me ensinar essa Wos). Viram ? Então, na saída de caolhoman eu dei uma acelerada no vídeo, e na hora de matar o doutor, eu dei um slow, pra ficar mais claro o que aconteceu.

O que eu fiz para tanto, foi separar o vídeo em dois com o “S” e usar o recurso que ele ensinou, que é arrastando a borda do vídeo com o “CRTL” pressionado para aumentar ou diminuir seu tamanho em relação a linha do tempo. Usei o mesmo recurso quando estava de soldier e teve um intervalo de tempo entre eu matar um scout e avistar o outro. Neste caso, separei em 3 o vídeo e acelerei o do meio. Já deu pra entender, certo?

Outro macete que fiz, foi uma hora que parei alguns segundos o final da partida de turris, congelando o final da cena. O que fiz foi tirar uma print do final do vídeo, colar depois dele e deixa deixá-la o tempo que queria (tamanho na linha do tempo). Simples assim.

Bom, acredito que um alguém que teve paciência para ler até o momento (além da coitada da minha esposa que eu enchi pra revisar isso, e ela nem joga) já será capaz de fazer o vídeo com a mesma qualidade que eu fiz (e provavelmente com jogadas bem melhores), só falta então a dica sobre como salvar, comprimir e “uppar” o vídeo.

4- “Uppar” no Youtube.

A primeira vez que “uppei” no Youtube, a qualidade ficou péssima. Havia usado o Xvid pra comprimir, já não tinha ficado boa a qualidade. Quando, através do site, no Youtube foi passado pra flash então, ai ficou feio. Não dava nem pra ver direito onde a rocket pegou.

Foi ai que testei a função própria do Vegas que prepara o vídeo pra upload no Youtube e inclusive, ela já abre uma janela com as informações que ele precisa para carregar um vídeo.

Imagem

Os passos são auto explicativos e portanto acho que já posso parar por aqui. Não se esqueça que a versão para download do Vegas é trial e dura apenas 1 mês, segue o link: http://www.baixaki.com.br/download/Vegas-Movie-Studio.htm

Sinta-se a vontade para perguntar, criticar e acrescentar comentários (aqui no fórum, quando estou na steam, estou jogando :p).

TrunksD2

Editado pela última vez por lord em Sáb, 19-12-09 21:16, num total de 1 vezes
a pedido do criador

Assunto do Tópico: Re: Tutorial FragMovie [Fraps + Sony Vegas Movie]
MensagemEnviado: Sex, 11-12-09 17:32 
Black Scottish Cyclops

Data de registro:
Sex, 23-05-08 16:25
meu vegas não tem esse upload do youtube :(

MensagemEnviado: Sex, 11-12-09 17:34 
Maggot!

Data de registro:
Qui, 08-01-09 22:00
Bom tuto.

Meu fraps grava com uma quantidade muito baixa de fps entre 5 e 15, mesmo mudando nas opções do programa.
Tem algo a fazer a respeito disso ?

MensagemEnviado: Sex, 11-12-09 17:38 
Nemesis

Data de registro:
Dom, 25-05-08 14:23
tobaco escreveu:
Bom tuto.

Meu fraps grava com uma quantidade muito baixa de fps entre 5 e 15, mesmo mudando nas opções do programa.

se seu pc for ruim, não

MensagemEnviado: Sex, 11-12-09 17:49 
Wanker!

Data de registro:
Sáb, 28-06-08 13:50
mando bemzão trunks, ja tentei de tudo tambem e vi q bom mesmo é o fraps :D

MensagemEnviado: Sex, 11-12-09 17:53 
Black Scottish Cyclops

Data de registro:
Sex, 30-05-08 21:39
Nossa cara vlw pelo tutu ai :D
depois vo usa ele =)

MensagemEnviado: Sex, 11-12-09 17:58 
Bonk!

Data de registro:
Ter, 03-06-08 13:05
Muito bom o tutorial man

Gigi D'Agostino também.

MensagemEnviado: Sex, 11-12-09 18:13 
Nemesis

Data de registro:
Sex, 23-05-08 21:50
Pro win7 o fraps só funciona da versão 3 pra cima. =*

MensagemEnviado: Sex, 11-12-09 18:14 
Bonk!

Data de registro:
Sex, 13-02-09 02:12
muito bom o tuto :D

MensagemEnviado: Sex, 11-12-09 18:22 
Wanker!

Data de registro:
Sex, 17-10-08 23:22
fraps = lixo

startmovie avi (codec lagarith ou h264) ; startmovie raw (dps de gravado e salvo todas as imagens passa tudo pro virtualdub dps renderiza em 'full compressed' dps passa pro vegas/effects faz ao seu estilo,renderiza e põe na extensão .mp4.

Ficou bom o tutorial também.

MensagemEnviado: Sex, 11-12-09 18:33 
Wanker!

Data de registro:
tobaco escreveu:
Bom tuto.

Talvez. Fale sobre as configurações do teu micro e a configuração que você usa no tf. Pode ser falta de memoria, processador fraco ou a demo esta rmuito pesada.. sei lá. Descreve ai como faz pra vermos se tem como ficar mais suave. A propósito, vc joga com qt de fps?

Swordz escreveu:
meu vegas não tem esse upload do youtube :(

Versão?

MensagemEnviado: Sex, 11-12-09 19:32 
Black Scottish Cyclops

Data de registro:
Qua, 16-09-09 16:00
BOA TRUNKS!!! TAVA PRECISANDO DUM TUTO DESSES EM PT ... :(

MensagemEnviado: Sex, 11-12-09 19:33 
Bonk!

Data de registro:
Sex, 21-08-09 12:34
perdi 2 anos lendo tudo, mais valeu a pena

muito bom

MensagemEnviado: Sáb, 12-12-09 18:41 
Sasha

Data de registro:
Qui, 23-07-09 00:59
sei lá trunks, pra mim tem que gravar com pldx, em alta, não fraps lixo.

logo sai meu primeiro movie

MensagemEnviado: Dom, 13-12-09 18:09 
Maggot!

Data de registro:
Meu pc.

q6600
4gb ram ddr2
500hd
8800gts

MensagemEnviado: Seg, 14-12-09 19:03 
Wanker!

Data de registro:
TrunksD2 escreveu:
tobaco escreveu:
Bom tuto.

Talvez. Fale sobre as configurações do teu micro e a configuração que você usa no tf. Pode ser falta de memoria, processador fraco ou a demo esta rmuito pesada.. sei lá. Descreve ai como faz pra vermos se tem como ficar mais suave. A propósito, vc joga com qt de fps?

tobaco escreveu:
Meu pc.

q6600
4gb ram ddr2
500hd
8800gts

Cara, teu pc eh parecido com meu. É pra dar conta tranquilo. Mas vc precisa dar mais informação pra acharmos o problema. Como vc sabe que grava com 5~15 FPS?

Tem um comando: host_framerate que pode influenciar. Deixe 0 ou 30.

Tua HD é rápida? tá desfragmentada?

No jogo, vc tme em média quanto de fps? E quando assiste demo, tem quanto?

E teu sistema operacional, é de 64 bits? qual é? (se não for, provavelmente vc tenha menos de 3 gigas de memoria disponível).

Seja mais eloquente pra podermos te ruma base maior. Deve ser alguma besteira de configuração, ou algum gargalo que tá dando. Também podes tentar atualizar o fraps. Vai que eh uma versão muito antiga..

MensagemEnviado: Seg, 14-12-09 19:26 
Nemesis

Data de registro:
Seg, 02-06-08 23:30
Ótimo tutorial, tópico fixado :D

MensagemEnviado: Qui, 17-12-09 00:32 
Maggot!

Data de registro:
TrunksD2 escreveu:
TrunksD2 escreveu:
tobaco escreveu:
Bom tuto.

tobaco escreveu:
Meu pc.

q6600
4gb ram ddr2
500hd
8800gts

Cara, teu pc eh parecido com meu. É pra dar conta tranquilo. Mas vc precisa dar mais informação pra acharmos o problema. Como vc sabe que grava com 5~15 FPS?

Tem um comando: host_framerate que pode influenciar. Deixe 0 ou 30.

Tua HD é rápida? tá desfragmentada?

No jogo, vc tme em média quanto de fps? E quando assiste demo, tem quanto?

E teu sistema operacional, é de 64 bits? qual é? (se não for, provavelmente vc tenha menos de 3 gigas de memoria disponível).

Seja mais eloquente pra podermos te ruma base maior. Deve ser alguma besteira de configuração, ou algum gargalo que tá dando. Também podes tentar atualizar o fraps. Vai que eh uma versão muito antiga..

Rapaz tu quer uma redação praticamente.
HD não é nenhum raid0 mas da conta, ta dividido em 3 partições, C (Windows que ta quase cheia), D (Músicas), E (Programas, onde esta instalado tudo).

Eu sei que ta gravando a isso porque o fraps mostra né, :?
Grava a isso em outros jogos também, não só no TF2.

Média de 60+ FPS jogando

Windows 7 64

Fraps 2.9.8 Build 7777

EDIT
Acho que descobri, mudei o diretório que o fraps tava gravando, botei agora na partição E, agora esta gravando a 26FPS.

MensagemEnviado: Seg, 28-12-09 17:06 
Sasha

Data de registro:
Dom, 25-05-08 18:36
velho, onde eu ativo os keyframes no video fx? :S

MensagemEnviado: Ter, 05-01-10 11:24 
Wanker!

Data de registro:
seph escreveu:
velho, onde eu ativo os keyframes no video fx? :S

Nem tenho ideia do que estais falando :/

MensagemEnviado: Ter, 16-03-10 21:49 
Nemesis

Data de registro:
Qui, 15-10-09 18:40
Qual o mapa do video?

MensagemEnviado: Ter, 16-03-10 21:58 
Wanker!

Data de registro:
cp_turris_b3

MensagemEnviado: Ter, 23-03-10 20:32 
Wanker!

Data de registro:
Sex, 28-11-08 18:36
Qual comando da pra usar, pra tirar as escritas da tela?
*escritas do chat

MensagemEnviado: Sáb, 17-04-10 03:33 
Sasha

Data de registro:
Dom, 25-05-08 18:36
velho, quando vou renderizar meu video que codec eu uso? e q configuração? todos q eu tento ficam uma merda

MensagemEnviado: Sáb, 17-04-10 13:45 
Wanker!

Data de registro:
TrunksD2 escreveu:
Salve Salve.

4- “Uppar” no Youtube.

A primeira vez que “uppei” no Youtube, a qualidade ficou péssima. Havia usado o Xvid pra comprimir, já não tinha ficado boa a qualidade. Quando, através do site, no Youtube foi passado pra flash então, ai ficou feio. Não dava nem pra ver direito onde a rocket pegou.

Foi ai que testei a função própria do Vegas que prepara o vídeo pra upload no Youtube e inclusive, ela já abre uma janela com as informações que ele precisa para carregar um vídeo.

Imagem

Os passos são auto explicativos e portanto acho que já posso parar por aqui. Não se esqueça que a versão para download do Vegas é trial e dura apenas 1 mês, segue o link: http://www.baixaki.com.br/download/Vegas-Movie-Studio.htm

TrunksD2

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 25 Mensagens ] 

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas