Algumas considerações minhas:
1. Mapas jogados e sua viabilidade; Não vou entrar no mérito dos mapas que gostei ou não, haja vista ter ajudado a escolher a map list, porém precisamos de um retorno quanto a viabilidade ou não do mapa, e não apenas dizer que é um lixo. Swiftawer é um excelente payload e creio que agrada a grande maioria. Se forem tirá-lo espero que seja apenas para substituir por outro payload na temporada, mas não remove-lo da liga por ser um mapa ruim, coisa que ele não é. Acho que o mesmo pode se dizer de artic, uma vez q as críticas, até onde vi, foram em sua grande maioria positivas. Achei que koth_waste seria mais polêmico, porém não vi nenhuma reclamação nesse post (não joguei nesse mapa, então não posso falar muito). Quanto a vitalism eu concordo com o jason em partes. Não gostei do mapa, mas em nenhum momento o achei ruim. Realmente ele favorece muito o flanco sobre o choke, ainda mais com dois flancos tão abertos, mas a mecânica do mapa é ótima e acho que deve ser explorada novas estratégias para jogar nele para se obter sucesso, algo difícil para um mapa que não estamos familiarizado. A substituição dele por haunt não seria uma mudança significativa ao meu ver. Não que seria insignificante, mas é um mapa com a mesma dinâmica e o mesmo "corpo", sendo que o flanco continuaria superior ao choke. Seria como mudar ashville para coalplant, diferente sim, mas nada muito inovador. Acho interessante manter um ctf, e turbine pelo visto seria a próxima escolha, mas não devemos ficar só nele, Seria interessante testar haunt depois e outros ctf, como wildfire e deliverance. Caso sejam polêmicos e de aceitação duvidosa, poderiam manter o esquema da pre season de testar 3 mapas. Quanto ao que o kaponei disse de tirar um koth e colocar um 5cp, tal como warmfront, parece-me ser razoável.
2. Organização geral da liga; Também prefiro divisões, mas não foi possível. Tínhamos que tomar uma decisão quanto o formato dos jogos e nenhuma das decisões agradaria a todos. Sei que este formato não parece o mais adequado, mas acho que foi uma decisão acertada. Se dividíssemos a principal com 7 e a acesso com 8, como era a intenção inicial, iriamos ter um resultado ainda pior. Sem pesquisar os times q desistiram, lembro-me de 3 que estariam na principal que sairam: hK, immer e Rc. Teriamos uma divisão com 4 times, isso se ninguém mais saísse. Não seria uma escolha acertada. Não tínhamos como prever os times que iriam miar, mas garanto que possuíamos uma expectativa e não nos surpreendemos com alguns times. Já contávamos com essa surpresa, o que no final das contas deixou de ser. Espero que surjam times mais compromissados e que assim possamos fazer duas divisões, o que evitaria muitos steamroll, mas como disse, tinhamos que tomar uma decisão e isso foi feito. Quanto as playoffs, acho que devem ser refeitas conforme as sugestões.
3. Motivos que vocês acham que houveram tantas desistências; Creio que seja o aspecto mais importante a se discutir. Na minha opinião a responsabilidade maior por esse acontecimento são dos próprios players. Não acho que a staff possa fazer muita coisa para melhorar, mas devemos tentar algumas. Seria interessante:
1- Server com rota para facilitar a participação dos times estrangeiros que tanto contribuem para a nossa comunidade.
2- Separar o evento de 6x6 do HL na FBTF. Assim sendo teriamos um intervalo maior entre cada liga de HL, aumentando a vontade dos players de jogar e o tempo para organizar um time e participar. São tantas partidas seguidas se juntarmos com a UGC que eu não via mais graça, não sabia que mapa era, não sabia a pontuação do meu time e muito menos treinava, só ia jogar e pronto. Quanto passa um certo tempo na expectativa para participar, ou seja, na "seca", a minha vontade e dedicação aumentam e creio que alguns também devem achar isso. Sem contar que se houver o intervalo entre as ligas o foco da FBTF seria voltado todo para uma modalidade. Logo todos estariam falando e se mobilizando para o 6x6 e depois para o HL, aumentando o interesse no HL e até trazendo players novos do 6x6, vice-versa.
3- Divulgação da liga: Foi feito um excelente trabalho, principalmente na liga teste que reuniu mais de 20 times. Acho que deveria ser realizado novamente, anunciando a FBTF a clãs novos, muitos dos quais se classificam como times de HL, mas nunca jogaram em uma competição.
4- O trabalho de cast, narração, texto e qualquer outra coisa sobre a liga realizado a cada rodada. Isso da crédito a liga e valoriza os times. É muito interessante os players poderem acompanhar a liga como um todo por meio de vídeos e texto, sem contar a valorização ao times novos em ter uma partida transmitida. Acho motivador a ideia de transmitir uma partida por rodada.
5- Punição mais severa aos times q miem ou deem WO. Sei que é dificil falar nisso, mesmo porque punições podem gerar mais WOs e descontentamento, mas alguma coisa tem que ser feita. Em outro post, o MHC (salvo engano) sugeriu uma taxa de inscrição que deveria ser convertida em prêmio ou devolvida aos times que não deram WO. Não sei se funcionaria, haja vista termos poucos times participando sem nenhuma taxa de inscrição, com taxa então seria pior, porém achei a ideia ótima e acho que a linha de raciocínio deve ser por ai. Deve se pensar em algo. Novamente, digo que a culpa não é da staff, mas devemos tentar minimizar esse fato
4. Mudanças nas regras do HL. Proibir merc seria um erro. Tivemos grande problemas na liga teste com o uso de mercs, uma vez que times menores têm, normalmente, roasters pequenos e muitas vezes sem compromisso (eles ainda não se conhecessem bem) e necessitam de mercs para evitar WO desnecessário. Proibir merc seria um erro e acho que o número atual de 2 mercs foi bem acertado e não dever ser mexido. Lembrando que os times oponentes podem vetar o uso de mercs. Do mesmo modo aumentar roaster não seria algo benéfico. O número atual é razoável e evita um certo monopólio de players no HL, algo que sempre ocorreu, sem contar que não solucionaria o problema dos times menores, os quais tem um roaster reduzido e muitas vezes precisam de mercs
|