Todos os Horários estão como UTC - 3 horas




Criar novo tópico Responder Tópico  [ 10 Mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico: [SPY] Básico da Espionagem
MensagemEnviado: Dom, 05-10-14 00:42 
Offline
Civilian
Avatar de usuário

Data de registro:
Seg, 21-04-14 16:39
Mensagens: 14
Olá, eu sou o Snow e jogo faz um tempinho como main Spy em HL no tf2, e escrevi um guia pros jogadores que estão começando a se aventurar com a classe.

OBS : Suponho que você já saiba o que são os termos básicos do competitivo.

O Spy é uma classe de pick/assassination, ou seja, ele é a classe que vai eliminar os inimigos de maior prioridade, como médicos e engenheiros (a prioridade varia, mas direi mais sobre isso adiante).
Tem 125 de HP e corre na velocidade de 100%, empatando com o pyro, engenheiro e sniper, o grande diferencial da classe está no poder de escolha.
O Spy é extremamente versátil, indo além da sua função de assassino, é o personagem do time com o maior acesso à informação e maior liberdade pelo mapa.

Básicos
Spoiler: show
Básicos:
- O Spy tem pouca sobrevivência, não é tão rápido, tem pouco HP e um poder de fogo baseado na gamesense do seu oponente, por isso, utilize rotas alternativas e varie os seus rollouts, NUNCA siga pelo mesmo caminho.
- Varie suas picks de acordo com as dificuldades do seu time, não adianta nada matar o médico 4 vezes em cada round se o Sniper inimigo está destruindo o seu time.
- Converse com o seu time, você é a classe com o maior acesso à informação, avise quem está com pouco HP, nível da sentry, porcentagens de uber, tipo de medigun, etc.
- Varie seus loadouts, é triste ver jogadores com capacidades incríveis, mas que sempre ficam presos na Ambassador/Knife/DR. Experimente.
- Seja criativo, você tem liberdade para fazer praticamente o que quiser, não desista se for encurralado e explore o mapa em busca de rotas ou falhas nas defesas do inimigo.
- Varie seus disguises, muitos jogadores acabam caindo nos plateaus de ENG/PYRO/SNIPER e acabam só se disfarçando dessas classes. Um disguise de Heavy pode ser tão bom quanto.
- Varie as ARMAS dos seus disguises, mas dentro do bom senso, um pyro andando com o machado pelo mapa não é lá muito convincente.
- Use o disguise na localização apropriada. Um Scout que persegue o combo é bem suspeito.
-Preste atenção nos jogadores inimigos e em seus hábitos, se o Pyro anda pulando, faça o mesmo quando estiver disfarçado. São pequenas coisas que fazem a diferença.
- Aprenda a lidar com a frustração. Spy é, possivelmente, a classe mais divertida e a mais chata de se jogar, fique calmo e tente coisas novas se nada parece dar certo.
- Não tenha medo de inovar, se acha que vai dar certo, tente.
- Pratique a sua sense. O DM com certeza ajuda, mas não é essencial para ser um bom Spy.
- Comece pelo começo, use o loadout stock até não tiver que pensar pra fazer praticamente qualquer coisa.


Depois de um tempo, provavelmente vai ter feito algumas picks importantes e morrido (MUITO) pra Pyros e afins, seguem algumas estratégias um pouco mais avançada, dividas em tópicos:

Trickstabs
Spoiler: show
Trickstabs:
Provavelmente você já caiu em um desses, o famoso pulinho na escada que o cara tauntou depois de acertar.
O conceito de trickstab é simples, a execução é complexa; é aqui que a maior parte da frustração/alegria entra, são extremamente situacionais e você NÃO deve basear sua gameplay neles.

Trickstab é, como o nome já diz, uma enganação, você força o oponente a agir conforme você quer, fazendo com que se coloque em uma posição vulnerável para tomar um backstab.

Existem vários tipos de trickstabs e de vez em quando alguém descobre um novo, vou listar os mais famosos primeiro:

- Stairstab:
É aquele pulinho na escada (que na verdade não deveria ser feito na escada).
O Stairstab consiste em pular em cima de seu adversário, de modo a cair nas costas dele e dar um backstab, executa-se por meio do Crouch-Jump + Stab, não é necessário virar 180 graus para acertar, 90 graus é o suficiente.
É importante também realizar o airstrafe já que, além de aumentar sua velocidade no ar, você vai mais difícil de acertar.
Pode ser feito com qualquer elevação maior ou igual a um teleporte, então abuse de props e capture points!

- Cornerstab:

É um backstab “terrestre” que envolve esquinas.

O Cornerstab consiste em fazer com que seu inimigo te siga por uma esquina e, no momento em que ele estiver virando-a, o Spy dá strafe para o lado oposto do oponente e esfaqueia-o.
Pra esse stab, é importante que o Spy jamais segura o W durante o strafe, é feito apenas com A/D, senão acaba trombando e perdendo a pick e a vida.

-Matadorstab/Frontstab/Facestab:

Esse todo mundo já levou, porque envolve movimentação, ping e um pouco de sorte.

O Matador é a evolução do Corner, consiste em fazer com que seu inimigo exponha os ombros, tornando-o suscetível a um backstab.

É bem difícil de ser executado, um dos mais difíceis na verdade, é feito usando apenas duas teclas: A/D ou W/S, ou seja, feito pros lados ou pra frente/trás.

Para executar esse stab, segure uma das teclas até o oponente começar a virar para você, assim que ele começar a rotação, solte a tecla apertada, aperte a tecla oposta, vire a câmera para o lado oposto da segunda tecla apertada e de a facada.


Understab:

Não é feito com frequência, visto que é mais situacional que os outros.

O Understab consiste em entrar embaixo de um oponente que está no ar, e dar a facada por baixo dele. É importante ressaltar que vai ser difícil fazer isso com Soldiers/ Demos, visto que o dano explosivo provavelmente vai te matar antes que você possa se posicionar.

Esses são os trickstabs mais básicos. Existem variações como o Matador Reverso ou Stair Reverso, mas vou postar vídeos em um futuro próximo sobre esses stabs.


Acting
Spoiler: show
Acting/Disguise:
É meio estranho falar sobre atuação, mas o Spy é basicamente um roleplayer, é de extrema importância que você aja conforme o seu disguise, seguem algumas dicas importantes:
- Ande olhando para o seu time. Nenhum Sniper olha para o Medic aliado por muito tempo, é importante que você faça parte do outro time.
- Use voice commands. Na maioria das vezes, isso impede que o Pyro dê um spray de fogo em você e pode até enganar alguém usando o voice command de SPY!, por exemplo.
- Velocidade não é igual à eficácia. Não adianta usar um disguise rápido se não vai enganar ninguém, um Soldier que chega no combo pra pedir buff é bem mais comum que um Engineer que abandona a nest pra pedir cura.
- A Hitbox do Spy muda conforme o disguise. Um Spy com disguise de Scout não toma headshots se a cabeça do scout tomar um tiro.
- Use disguises friendly mesmo sem o DR. Acostume-se a criar ilusões, já perdi a conta das vezes que um inimigo me seguiu achando que eu era Sniper, só pra ficar perdido quando eu dou cloak.


Cloaking
Spoiler: show
Cloaking/Uncloaking:
O segredo pra ser bem sucedido de Spy é dominar o Cloak/Uncloak. Aprenda as distância que você pode sair da invisibilidade sem que o inimigo perceba com cada relógio, seguem algumas coisas importantes a serem feitas:
- NUNCA tirar cloak perto de munições.
- EVITAR ir direto para a vida após um cloak.

- O barulho do IW já é alto, o do DR é mais alto ainda. Não tire diretamente atrás de alguém.
- Props são seus amigos, eles podem te esconder quando sua cloak não pode.
- Cloak é sua maior defesa, não desperdice por nada.

Tipos de Cloak:
São 3 os tipos de cloak: A Stock, a C&D e o DR.
Stock:
É a mais versátil de todas, pode ser usada como ferramenta de agressão e causa a ilusão de que o Spy está em todos os lugares do mapa ao mesmo tempo. Não é difícil de ser usada, mas você é bem frágil quando está com ela, seguem dicas:
- Não a use na frente dos seus inimigos, se eles acharem que você está de DR, melhor.
- Tem um barulhinho que dá pra ouvir com um fone decente, tome cuidado ao tirar perto de Snipers e Engs, que normalmente estão em lugares silenciosos.

Cloak and Dagger/C&D:
É a cloak menos usada e a mais situacional, ela é gasta baseada no seu movimento, e regenera conforme está desligada ou você está parado.
- Utilize próximo da line inimiga, você não tem muito tempo para atravessar a linha de frente.
- Jogue com paciência, é a cloak mais passiva das 3.
- Dê informações, você não vai estar ativo o tempo todo, então use essa inatividade para algo útil, como calls.

Dead Ringer/DR:
É a cloak mais agressiva e perceptível das 3, é ativada quando você toma dano, cria um corpo falso seu e reduz todo o dano tomado em 90% e é drenada toda vez que você toma dano.
- Use Friendly Disguises, é bem legal fazer o inimigo dar uma call errada.
- Cuidado com o barulho, é bem alto.
- Não pegue o HP e a Ammo pelas redondezas depois do feign, isso só te entrega.
- Use quando o Pyro te der airblast, assim você tem chance de escapar.
- Não vicie nela, aprenda a usar as outras.



Picks
Spoiler: show
Picks e quando fazer :
A parte mais prazerosa de jogar de Spy é fazer a pick certa no momento certo, ou todas em qualquer momento :P, seguem alguns fatores a serem levados em consideração:

1 – Porcentagem do uber, se for de 80% pra cima, o Medic é prioridade MÁXIMA.
2 – Tipo de Mapa, se for payload e você estiver no ataque, o Eng é a pick a ser feita.
3 – Nível da Sentry, é bem chato quando tem uma sentry level 3 no ponto de Ashville.
4 – Dificuldades do time, se o seu time não consegue matar o Sniper inimigo, é sua obrigação tornar a diversão dele em tristeza.
5 – Negação, a cada pick que você fizer, o time inimigo vai saber da sua localização, pense se essa pick vai negar uma mais importante antes de faze-la.
Esses são os básicos que você tem que pensar antes de fazer uma pick.

Gunning:
O Spy tem um potencial de dano acima da média, podendo causar até 102 de dano em cada tiro, sendo limitado apenas pela skill de quem está jogando.
É importante o uso do revolver, independente do relógio que está sendo utilizado, seguem algumas situações em que cada revolver pode ser utilizado:
1 – Ambassador: É excelente caso você tenha uma mão firme, pode ser utilizada para fazer picks a uma distância muito longa, tem a precisão de um Sniper Rifle e causa 102 de dano no headshot. Fique de olho no HP dos inimigos.
2- Revolver: É uma ótima arma de defesa pessoal, pode ser utilizada para causar muito dano mid-close range e tem uma precisão um pouco menor do que a da Ambassador
3 – Diamondback: Perfeita para quando o foco é o Engineer inimigo ou você está conseguindo muitos stabs, atire com cautela e não desperdice os críticos.
4 – L’etranger: Vulgo cócegas, é uma arma que causa pouco dano, mas é muito utilizada para aumentar a duração de cloak.
Para melhorar a mira, só com prática, jogue pubs usando apenas sua arma e sem disguises e mantenha-se calmo, atire um tiro de cada vez, não tente metralhar.


WIP
Spoiler: show
WIP
Coisas a fazer : Vídeos explicando Trickstabs + Mira
Vídeos explicando acting/disguise
Terminar o texto e achar typos.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Assunto do Tópico: Re: Básico da Espionagem
MensagemEnviado: Dom, 05-10-14 00:53 
Offline
Maggot!

Data de registro:
Qua, 05-02-14 16:59
Mensagens: 356
muito boa gabrielzinho


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Assunto do Tópico: Re: Básico da Espionagem
MensagemEnviado: Dom, 05-10-14 10:26 
Offline
Über
Avatar de usuário

Data de registro:
Ter, 02-03-10 19:47
Mensagens: 1664
Localização: Brasília
Classe de covarde


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Assunto do Tópico: Re: Básico da Espionagem
MensagemEnviado: Dom, 05-10-14 11:58 
Offline
Civilian
Avatar de usuário

Data de registro:
Seg, 21-04-14 16:39
Mensagens: 14
Aratinga escreveu:
Classe de covarde


É exatamente essa reação que a torna divertida ^^


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Assunto do Tópico: Re: Básico da Espionagem
MensagemEnviado: Dom, 05-10-14 11:59 
Offline
Nemesis
Avatar de usuário

Data de registro:
Ter, 05-07-11 12:42
Mensagens: 5785
Localização: jota1.imgur.com
Belo trabalho.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Assunto do Tópico: Re: Básico da Espionagem
MensagemEnviado: Dom, 05-10-14 12:06 
Offline
Über
Avatar de usuário

Data de registro:
Ter, 02-03-10 19:47
Mensagens: 1664
Localização: Brasília
lordesnow escreveu:
Aratinga escreveu:
Classe de covarde


É exatamente essa reação que a torna divertida ^^

Divertidíssimo jogar que nem um rato. Main class spy KKK
inb4mimimi


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Assunto do Tópico: Re: [SPY] Básico da Espionagem
MensagemEnviado: Dom, 05-10-14 12:22 
Offline
Civilian
Avatar de usuário

Data de registro:
Dom, 22-06-14 20:44
Mensagens: 48
bom


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Assunto do Tópico: Re: [SPY] Básico da Espionagem
MensagemEnviado: Dom, 05-10-14 13:35 
Offline
Sasha
Avatar de usuário

Data de registro:
Sáb, 25-09-10 22:28
Mensagens: 2182
Localização: São Bernardo do Campo, SP
não sei a nível de pub, mas dentro do 6v6 e 9v9 justamente por ser uma "classe de covarde" o spy precisa ter uma noçãozinha bacana do game, fora a paciência e sagacidade

a sensação de dropar um uber de spy no 6v6 e reverter a vantagem para o seu time é indescritível


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Assunto do Tópico: Re: [SPY] Básico da Espionagem
MensagemEnviado: Dom, 05-10-14 17:31 
Offline
Civilian
Avatar de usuário

Data de registro:
Seg, 21-04-14 16:39
Mensagens: 14
dozen escreveu:
não sei a nível de pub

No pub é faceroll mesmo ;_;


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Assunto do Tópico: Re: [SPY] Básico da Espionagem
MensagemEnviado: Qua, 21-10-15 15:42 
Offline
Civilian

Data de registro:
Qui, 08-10-15 21:30
Mensagens: 7


Então cla um video de tutorial para Spy!
Se curtirem esse vou fazer de outras classes tambem.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Organizar por  
Criar novo tópico Responder Tópico  [ 10 Mensagens ] 

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas


Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante


Você não pode criar novos tópicos neste fórum
Você não pode responder tópicos neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode enviar anexos neste fórum


Procurar por:
Ir para:  





Todos os direitos reservados à Federação Brasileira de Team Fortress.